segunda-feira, 9 de março de 2009

Voto não à cegueira moral...

A propósito do filme Ensaio sobre a Cegueira.

Tremendamente bem realizado, ainda que com algunas lacunas, Fernando Meirelles volta a surpreender. Desta feita, com Ensaio sobre a cegueira. Devo dizer que foi o filme que até hoje mais se colou a um livro, na minha mera opinião. o que deve ter deixado o nosso Nobel satisfeito. Apesar de ter poucas cenas filmadas em cenários exteriores, a mensagem do filme conseguiu passar a intenção do livro. Moral da história, andamos todos, cegos , ou quase todos...no fundo a perda de valores morais é de facto uma constante da actualidade, ou pura e simplesmente, estamos mais humanos? Já não se matam pessoas no coliseu em Roma com um simples virar do polegar. Não se enforcam pessoas em praça pública. A guilhotina foi banida. E em muitos estados e países não se pratica mais a pena de morte. ( não estou a falar do terrorismo, pois esse sempre houve, o que não haviam eram os milharess de canais de informação que há hoje ). Apesar de querer acreditar que estamos a evoluir. Considero que continuamos cegos, e continuamos a ter que reflectir sobre a condição humana. Cegos pelas influências alheias, e cegos pelo nosso ego, não havendo o equilibrio necessário.É o 8 ou 80. E não vemos o que nos rodeia. Quão belo é o mar, e natureza que o envolve, quão belo é estar vivo e ajudar a viver. O prazer é mais do que o me, myself and I. Não nos podemos esquecer...serei feliz, se o mundo estiver feliz. não nos esqueçamos do prazer que pode dar, dar a mão a quem precisa. Isso também é felicidade. Acredito não estar a cegar, ou pelo menos, ainda quero ver, não só olhar. Voto no desenvolvimento dos valores morais, voto na palavra dada, voto no altruismo, voto em ti, em mim e em nós, quero um mundo melhor, comigo, contigo e para todos nós, O mundo está em transformação. Prefiro adaptar-me, do que excluir-me. Prefiro emancipar-me, do que cruzar os braços. Voto não à cegueira moral.

Sem comentários: